setembro 19, 2012

As civilizações e o tempo

Todos os povos criaram maneiras de marcar a passagem do tempo. A princípio, usaram a natureza para fazê-lo: a sucessão do dia e da noite, a posição do sol no céu e a sombra na terra, as diferentes formas da lua no firmamento, as alterações regulares do clima, os períodos de seca e de chuva. Evidentemente, cada povo observa o que mais lhe importava.

Os egípcios, por exemplo constataram que, durante as cheias do Rio Nilo, sempre brilhava num determinado ponto do céu, uma estrela chamada Sírius. Que alguma aves sempre apareciam logo que o rio baichava e suas margens estavam férteis (época boa para o plantio). É que, cerca de 365 dias depois, o ciclo recomeçava: novamente a estrela aparecia, o rio subia, e quando baichava as aves estavam de volta...

Ja os guarani, no Brasil, observaram que as formas da lua no céu escuro são quatros. Cada uma delas ficava um tempo e era substituida por outra forma. E tudo recomeçava depois de 29 a 30 dias.

Assim, a cada lua nova, contavam a passagem de um mês. Os guarani também observarão que na lua cheia, quando a luz é mais intensa, os bichos ficavam mais agitados e eram mais facilmente caçados. Portanto, a fase da lua cheia era a mais indicada para a caça.


Aluno: Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante! Faça seus comentários e sugestões.